28/10/2006

Roquelhos

Surgem no tempo da castanha. As terras, amaciadas pela chuva, deixam que eles venham à superfície sem lhes macular a carne. São roquelhos, nome genérico que os bragançanos atribuem aos cogumelos.

Há roquelhos de sabor tão delicado que só permitem uma passagem breve pelas brasas que os tisnam e lhes fazem emergir a água de que são compostos. As rocas e as carneiras são dois dos cogumelos mais comuns por terras de Bragança e podem servir de almoço (jantar por aquelas bandas) àqueles que não querem interromper a apanha da castanha para irem comer a casa.

Quem é da terra sabe: roquelhos há-os de muitas espécies e bondades, e que os forasteiros se não deixem seduzir pela beleza porque, normalmente, é chamariz de incautos.

As ilustrações dos contos infantis, vá lá saber-se porquê, quando representam cogumelos pintam-nos de vermelho manchados de bolinhas brancas. São os resalgares!


O resalgar é lindíssimo embora, comprovadamente, seja uma das espécies mais venenosas. Por esses campos fora, quem os vê, só lhes toca com a biqueira do sapato, porque um leve roçar de mão, que distraidamente se leve à boca, pode ser fatal. Nunca vi nenhum bicho tomar-se de amores por ele, provando que conhecem, por herança, a eficácia do seu veneno.







Mas o malvado, mesmo à nascença, é tentadoramente atraente!

6 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Do www.bragancanet.pt/voznordeste/ retirei o seguinte:
"... um romance medieval que se insere num ciclo de romances chamados “O Veneno da Moriana” e que, na terra transmontana, habitualmente se cantavam durante a segada. É uma história de amor que tem como ingredientes a traição, a promessa não cumprida, o ciúme e actos de desespero.
O romance cantado tem um desenlace dramático ou trágico, conforme a versão, e a “arma do crime” é uma espécie de cogumelo que o povo conhece pelo nome de RESALGAR."

Como não percebo nada de cogumelos, este é o pequeno contributo que deixo.

Um abraço
Jorge

MPS disse...

Belo contributo, aliás!

Se tiveres paciência, lê o post que publicarei já de seguida: dar-te-á uma ideia das ditas cantigas.

Um abraço.

Jorge P. Guedes disse...

Assim farei, quando o post estiver disponível.
Vê lá que só hoje é que os nossos comentários foram libertados pela porcaria do "Blogger".
Estive mais de 2 horas para que me deixassem publicar o cartoon de Domingo.
Também gostaria que visses o que escrevi ontem no Sino; é sobre o delicioso Mirandês!

Espero que consigas publicar o que queres, pois os senhores do "Blogger" andam a encher-me de fúrias...dá ideia de que nos querem atirar para o BETA!

Um abraço.

MPS disse...

Dizes bem... Estive toda animada a escrever para, no fim, me dizer que há erros! Rais os partam.

Entretanto "vou-me ao sino"! Pode ser que alguém do blogger saiba interpretar esta expressão de significado especial para os bragançanos...

Jorge P. Guedes disse...

Olha, estou para pôr um aviso no Sinosobre o que postei nos outros.
Ainda não consegui. Nem deixa guardar como rascunho nem publica. Para não perderes o trabalho, salva o HTML do que tiveres para publicar e guarda tudo no WORD. Depois, quando esta droga estiver boa, vais lá buscar e mandas, então, publicar.
É assim que me vou defendendo dos caprichos do "Blogger"!

MPS disse...

"Talqualmente" eu!
Gravar no word é o que me tem safo. Essa já a aprendi!