19/10/2006

Margatoso


É um castanheiro e a sua longevidade dá-lhe o direito a ter nome próprio: Margatoso. Nunca recebeu enxertia mas, para assar, nenhuma castanha é melhor do que as dele. Por isso minha mãe fazia questão de guardar delas para consumo de sua casa. Pertenceu a meus pais que o receberam de meu avô. Meu avô nasceu nos idos anos oitenta do século XIX e já recebeu este castanheiro a produzir boa castanha. Agora é meu. Mais do que centenário, perdi-lhe a conta de quem o plantou e o das gerações a quem sua beleza seduziu.









Ei-lo: visto de Poente ...













... de Sul ...







...e de Norte. Do lado Norte crescem-lhe lampos, uns vindos da própria raiz, outros nascidos de castanhas perdidas que germinam no húmus feito de ouriços e folhas apodrecidas.




Protegido dos ventos pelos lampos novos, o tronco abriga outras colónias e, dele, nascem cogumelos como este a que chamamos línguas de boi.

De qualquer lado que o miremos, o Margatoso é belo e imponente. Magnífico!

8 comentários:

Chanesco disse...

Caara Bragançana

De facto um majestoso exemplar, a ver pelo perímetro do tronco e pela envergadura dos "canos".
Será que também deu castanhas para o super-magusto que teve lugar em Vinhais, neste fim de semana que passou?

Saudações Raianas

Jorge P. Guedes disse...

Que o Margatoso continue a dar doces castanhas por muitos e bons anos e que haja sempre quem com elas se console!

MPS disse...

Não senhor! Neste fim-de-semana andei eu, debaixo dele e de chuva forte, a afastar os ouriços e a apanhr-lhe as castanhas.

Com que então, os de Vinhais já fizeram o "magosto"? Os de Bragança ainda estão na apanha, mormente os do cimo da Serra da Nogueira que, por ser tão fria, atrasa qualquer colheita! Da minha parte é só aos fins-de-semana, porque Lisboa fica a mais de 500 Km!

No domingo houve montaria. Daqui a algumas semanas será a vez de reunir o povo da aldeia para saborear a carne do porco montês que é o primeiro a alimentar-se do fruto dos castanheiros.

Obrigada pela visita. E daqui envio saudações da outra raia: a marítima!

MPS disse...

Belos votos, Jorge, belos votos!

O Margatoso dá castanhas margatosas (ainda não consta do Brègancês, mas vai constar), ou seja: amargas. A bem dizer, não são amrgas, são menos doces. Assadas, são o melhor que há. Para comer cruas ou cozidas há quem prefira outras: longal (a tradicional de Trás-os-Montes),judia (enorme, mas menos saborosa para os gostos locais) ou enxerta-redonda (mais pequena e de aspecto menos alongado). Cá por mim, como quaisquer umas de uma maneira ou de outra, mas assadas... as margatosas são imbatíveis!

Jorge P. Guedes disse...

Estás a ver as asneiras que digo por desconhecimento dos diferentes tipos das castanhas'Agora já sei.
Eu cá gosto das saborosas, não me importa a raça. E assadas, sempre, embora em miúdo as comesse cruas, mas também adorava tudo crú; batata, cenoura, ervilhas,
arroz(!),...enfim, já algum parafuso devia andar solto!

Um abraço e boas e amargas Margatosas!

MPS disse...

Concordo inteiramente: as saborosas são sempre as melhores!...

Continuo a gostar de roê-las, mas quando me sabem melhor é quando ainda estão ainda verdes, sem casca ou com ela ainda branca. Uma delícia.

Olha, se é tara, não é só tua: tenho um irmão com a mesma. E ainda lhe não passou.

Um abraço

MeMyself&I disse...

Eu também gosto de tudo cruo! Até a carne... eheeheheh

Belo exemplar!

MPS disse...

Até a carne?! Quanto a essa só te acompanho no presunto, mas precisa de estar bem defumado e devidamente salgado!