20/05/2006

AS ÁRVORES

-"Concordo inteiramente! Se as não cortarem completamente, pelo menos deviam cortar-lhes a parte de cima. Estão muito grandes!" - dizia a minha vizinha, em resposta à proposta do Presidente da Junta, de substituir os três pinheiros e a relva por calçada e árvores "mais adequadas"

-"Mas isto é um país de anões?! - zanguei-me eu - "Agora que as árvores estão bonitas é que as querem cortar?"

O meu (mau) feitio de gato ainda me levou a acrescentar:

-"Faça o favor de mandar cortar a sua cabeça, para ver se fica da minha altura!"

Sei que fui insolente. Sei que não devia ter dito aquilo, mas esta mania de arrasar com tudo o que se pareça com vida põe-me fora de mim. Árvores grandes de mais???? Há gente que devia ter nascido em Liliput!

E há o outro lado: o dos autarcas que querem mostrar obra, não importa qual. Ao serem eleitos, devem pensar-se imbuídos de um direito estranho: o direito de transformar as autarquias num puzzle, que só eles conhecem, e de disporem as peças ao sabor da sua vontade. O que nos vai valendo é que os recursos são escassos! Vá lá, vá lá, este ao menos perguntou!

Na minha resposta ao senhor Presidente disse-lhe que concordava com a substituição da relva, à uma porque anda sempre descuidada (não é regada nem aparada) e à outra, porque a relva consome demasiada água e devemos poupá-la. Mas a sua substituição por calçada está fora de cogitação! Há belos arbustos de jardim que precisam de pouca rega e, quanto mais frondosos, mais belos ficam. Pela sua altura e densidade impedem que os benditos cães lá entrem e façam daquele espaço latrina.

Mas às árvores, não lhes toque! Não é que eu goste muito de pinheiros, mormente não sendo dos nossos, mas já estão cá vai para 15 anos! No ano passado, as suas folhas deram abrigo a um ninho de pintassilgos! Faz ideia do que nos fará perder se insistir na ideia? Mais valia perguntar no singular porque, pelos vistos, só eu é que vejo essas coisas.

-"Isso diz a senhora, porque não tem uma casa aberta" - retorquia a pispineta do café.
-"Mas tenho uma varanda e, acredite, prefiro apanhar a caruma do que a terra que vem com o vento e, mais ainda, do que o lixo que os seus fregueses deitam fora e que o vento também me traz!

Ai este meu feitio de gato!

Ainda continuo à espera da decisão do senhor Presidente.

2 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Qualquer dia ainda vais presa!
Então isso são lá termos de se dirigir a uma autoridade autárquica? Eleita democraticamente pelo povão?
E entrar em confronto com a "pispineta" do café! Parece impossível Maria Zezinha!
Que descontrolo emocional!
Dizer ao Senhor para cortar a cabeça...e depois? Metia a serradura onde? Nos bolsos,não?
Zezinha, estás a ficar parecida com o Gato. Só falta dizeres que também não foste hoje à cerimónia da bandeira. Só Visto!
Dizer ao senhor para cortar a ... Francamente!...

MPS disse...

Cerimónia da bandeira? Dei por ela quando liguei a televisão para ver o noticiário! A minha paciência para o futebol é igual a zero: não vejo, não oiço, não comento! É caso para me chamarem cibouca, bertolda e outros mimos!