06/11/2006

Os crimes da Sadam

É impossível enumerar todas as vítimas do tirano. Hoje recolhi os dados fornecidos pelos jornais. Estes dados não incluirão todos os crimes, mas são comprovadamente verdadeiros e fundamentam as acusações pelas quais Sadam Husseim e outros criminosos estão a responder.

1982 - 399 pessoas foram detidas e torturadas. Destas, 148 seriam executadas, na sequência do atentado contra Sadam Hussein. As vítimas são todas da terra ou da família do organizador do atentado

1988 - 5 000 curdos são mortos em ataque químico contra Halabja

Década de 1980 - 180 000 mortos curdos na sequência da sua deslocação forçada do Norte para o Sul do Iraque. A morte por inanição era frequente.

Década de 1990 - Repressão sangrenta da revolta no Sul (Xiita) após a expulsão das tropas iraquianas do Kuwait.


Sadam Hussein, ontem, foi condenado pelo primeiro caso citado. As leis do novo regime talvez não permitam que venha a responder pelos restantes. Será enforcado antes disso.

É importante que se olhe às datas, para se reparar na omnipresença dos anos oitenta. O Iraque estava em guerra com o Irão (já então, entre outras, pela questão curda!) e era apoiado pela Arábia Saudita, EUA e, curiosamente, também pela URSS (o Irão contava com o auxílio da Síria e da Líbia). Entre 1981 e 1993 os EUA têm na presidência Ronald Reagan e Geoge Bush. Os crimes de Sadam, apesar de sobejamente noticiados e documentados, não lhes perturbam o sono. Apoiam-no. É por esses crimes, de quando era aliado contra o “eixo do mal”, que Hussein está, agora, a responder. Que nomes estão omissos na lista dos réus?

4 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Esses nomes são tão óbvios que nem merece a pena citá-los. E além desses, ainda poderíamos fazer uma longa lista cheia de chefes de países "bem-comportados"!

O mundo da política mete-me cada vez mais nojo!

MPS disse...

Inteiramente de acordo. Só não tenho a certeza que o mundo da política, alguma vez, tenha sido diferente!

Chanesco disse...

Cara MPS

Dessa lista fazem parte governantes de países tidos como bem alicerçadas democracias, mas que na realidade, tal como os abutres, ficam na espectativa para, na altura certa, se atirarem aos despojos.
Porém, o mais certo será que esta condenação origine represálias por parte dos apoiantes de Sadam e transformem o país numa pira incontrolável que incinerará todos esses despojos, gorando todas as necrófitas espectativas.
Mas como a política é uma Fénix...

Um abraço raiano e boa semana

MPS disse...

E quando a carniça tarda, engendra-se o modo mais rápido de a obter!

O Iraque já é essa pira de que fala. Antes da invasão era cenário de muita violência e morte (como pode constatar-se pelos elementos do próprio artigo), talvez de genocídio de curdos. A invasão piorou tudo, para os iraquianos, para o Médio Oriente e para a economia e bem-estar mundial. Era difícil fazer pior!

Boa semana para si também.