10/10/2007

Trabalhos bons

Tudo partiu da interdisciplinaridade - palavra horrorosa para classificar algo que quem quis sempre fez e quem não quer continua a não fazer: colaboração entre as disciplinas dos alunos. A História propôs-se estudar personalidades marcantes da Humanidade. Poderia fazê-lo sozinha, mas desta vez assim não aconteceu. Porque em Educação Visual se estudaria a técnica do cartaz, aproveitou-se o tema escolhido pela História e porque em Ciências Naturais se estudariam os fósseis fez-se o estudo através dos ossos fossilizados dos australopitecus.




O Zé foi o autor do cartaz vencedor ...



...e também pintou esta belíssima savana



Tudo deveria ter começado e acabado no ano passado, mas o terramoto que o ME provocou nas escolas tal não permitiu. O material ficou em bruto, embora as ideias estivessem claras no pensamento de quem tudo concebeu. Teminadas as aulas e a avaliação dos alunos, houve que lançar mãos ao trabalho, Julho e Agosto dentro. Primeiro éramos duas pessoas sozinhas, mas quando nos viram atrapalhadas, mãos generosas e hábeis vieram oferecer-se: as da Belmira que nos ensinou a fazer as tintas e, ela própria, pintou a maior parte do enorme mapa de África, a partir de uma imagem de satélite.



Já em Setembro e sem dificuldade, o Conselho Directivo deixou-se convencer de que as imagens reunidas eram matéria-prima a preservar, por isso se mandaram fazer numa tipografia e alargou-se o leque a toda a hominização. Por enquanto só a Lucy e os australopitecus estão expostos, mas na próxima semana os restantes hominídeos far-lhe-ão companhia, de modo a que os alunos visualisem todo o percurso da Humanidade.





E são estes prazeres que, por
mais que insista, ministro nenhum consegue tirar-nos.

Aspecto geral da exposição

13 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Bonitos trabalhos, bonita colaboração interpessoal e interdisciplinar, belo e saboroso resultado!
Gosto especialmente da savana. Parabéns especiais ao Zé autor.

Um abraço.

MPS disse...

Caro Jorge

Muito obrigada pelas tuas palavras. Vou mostrar este post ao Zé, para que se saiba publicado e elogiado na internet. Nem imaginas o bem que lhe vais fazer. Desde já agradeço-te também por ele.

Um abraço

Anónimo disse...

Parabéns ao Zé! Belos trabalhos. E concordo com o Jorge, a 'Savana' está muito bem!

Parabéns para si também.

Um Xi da Porca

MPS disse...

Cara PV

Muito e muito obrigada. O Zé vai ficar radiante!

Também gosto muito da savana: perspectiva notável, realismo e cores fabulosas. A mim tocou-me particularmente porque: "s'tora, vou fazer uma savana especial para si!"

Devo confessar, no entanto, que aquela Lucy também me enche as medidas. É um simples trabalho em grafite, do tamanho de uma folha A4. Mas aquele pegar ao colo do filho e os braços ainda tão longos (e conformes à realidade que os fósseis nos ensinam) mas que seguram os alimentos, permitindo a fuga e a sobrevivência, cativaram-me profundamente.

Um abraço

Anónimo disse...

Ainda bem que cá voltei, pois agora, com a ajuda da sua descrição, fiquei a perceber a figura do cartaz. Coisa que antes não tinha conseguido, dado o reduzido tamanho da imagem. [a culpa também é um bocado minha porque teimo em não usar os óculos]

Parabéns dobrados, por isso, ao Zé.

Outro Xi da Porca

MPS disse...

Cara PV

Só a sua paciência e amizade para voltar de novo!

Se clicar sobre as imagens elas ficam ampliadas.

Um abraço

Anónimo disse...

Parabéns pela exposição.Os trabalhos têm excelente qualidade.È com orgulho que damos os parabéns ao 8ºC e sobretudo ao Zé Couto, esperamos que o vosso empenho e capacidade de intervir na escola continuem.

A Presidente do Conselho Pedagógico
Manuela Rebelo

Anónimo disse...

A exposição está fantástica. Parabens ao 8ºC muito especialmente ao Zé que sei que teve muito trabalho. Gostaria que o meus formandos adultos de aulas nocturnas pudessem ver.
A prof. fátima Terezinha

Anónimo disse...

Não sabia que o ZÉ era um artista tão bom.
Parabéns a toda a turma pela qualidade da exposição.


Prof. Lurdes Brás

MPS disse...

Manuela,
Fátima,
Lurdes

O Zé vai adorar ler isto. Espero só mais um dia ou dois para lhe mostrar. Bem-hajam!

Anónimo disse...

Que bonito ir até ao nosso polivalente e encontrar uma exposição de qualidade, feita com tanto empenho!
Os nossos parabéns aos professores e alunos (com realce para o josé) do 8º C.
Patrocínia Poejo

Anónimo disse...

Ainda sobre LUCY
Esta exposição continua a encher de curiosidade todos quantos por ela vão passando. Para isso contribuem o interesse da informação que contém, a qualidade da apresentação gráfica, o envolvimento de docentes que aprendi a reconhecer e a participação de alunos que se adivinha entusiástica.
Jovens "artistas", amantes de cultura, traduziram em imagens o resultado da sua investigação, apresentando-nos a primitiva savana e até um notável "retrato" daquela que será, porventura, a personalidade que constitui a mais profunda raíz que sustenta todo o o percurso da Humanidade.
Parabéns!
Professora Conceição Vieira

MPS disse...

Pati
Conceição

Sabe tão bem ler-vos!