28/09/2007

Passar bem!

U outro dia seve Don fuan
a mi começou gran noj' a crescer
de muitas cousas que lhe oí dizer.
Diss' el: – Ir-me quero, ca já se deitar an –
E dix' eu: – Bõa ventura ajades,
Porque vos ides e me leixades.

E muit’ enfadado do seu parlar
Sev’ i gran peça, se mi valha Deus,
E tosquiavam estes olhos meus.
E quand’ ele disse: – Ir-me quer’ eu deitar
E dix' eu: – Bõa ventura ajades,
Porque vos ides e me leixades.

El seve muit’ e diss’ e parfiou,
E a mim creceu gran nojo poren.
E non soub’ el se x’ era mal, se bem.
E quand’ el disse já m’ eu deitar vou
E dix' eu: – Bõa ventura ajades,
Porque vos ides e me leixades.


D. Dinis (in: António José Saraiva, O Crepúsculo da Idade Média em Portugal )





Apetece dizer esta cantiga a tanta gente!
(Fotografia retirada daqui)

5 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Olá!

Olha D.Dinis, esse "plantador de naus a haver", como lhe chamou Pessoa.

Aqui, satírico, escarnecendo dos que nada dizem e tudo crêem dizer.
Isto, se eu soube ler!...

Lindo bichano!
Um abraço.

MPS disse...

Leste muito bem, sem tosquiarem esses olhos teus!

Mal sabia eu do resultado das eleições no PSD...

Um abraço

Anónimo disse...

Pois a mim quase me tosquiavam, que tive de ler e reler para conseguir entender!

Um Xi da Porca

MPS disse...

Sempre me vali da minha condição de transmontana para entender os textos medievais: lia alto e lembrava-me de como falavam os mais velhos. Para a numeração romana,então, foi condição essencial. Por ex.: xbi= XVI.

Um abraço, agradecendo o trabalho que teve em ler e reler.

MPS disse...

Cara PV

Passei o dia a escrever sobre Australopiteus e comportei-me como um! Naturalmente, a mensagem anterior era-lhe dirigida.

Um grande abraço