Mas não! É o trabalho do David Borges do 7.ºB. Dele e da família, tal como alguns dos outros aqui publicados. Refiro a família porque me parece muito bonito que ela se reuna em torno de um projecto escolar dos filhos. Eles sentem-se acarinhados e a sua vida escolar ganha com isso, bem como toda a Escola e a comunidade.
Em baixo estão mais duas imagens do mesmo trabalho. Repare-se na atenção com que foram trabalhadas as colunas (fuste e capitel correctíssimos da ordem dórica); a arquitrave, o friso (muito bem dividido em tríglifos e métopas); o frontão (onde não faltam os relevos e o fundo de cor garrida) e o telhado de duas águas.
Este trabalho é, sem dúvida, o vencedor a bsoluto!
Também em 3D, merece destaque especial o trabalho do André Ribeiro do 7.ºB!
Dos trabalhos em papel, realço este, da Yara Castro do 7.º C. A Yara, tal como o André, compreendeu muito bem a importância que a cor tinha na arquitectura da Grécia Antiga. Também ela se encantou pelo Parténon e desenhou-o numa perspectiva que lhe destaca a imponência, apesar de não ser um templo de grandes dimensões!
A Rita Geraldes, do 7.ºB, merece o prémio da representação mais original: massinhas e arroz combinaram-se, nas suas mãos, para esta representação originalíssima do Parténon! Que bonito!
Os dois trabalhos que se seguem motivaram a inclusão deste artigo neste espaço: não sei se é por serem feitos a lápis, mas a verdade é que não consegui amazená-los nas fotos do Sapo. Como não quis deixar de os mostrar publicamente, tive que recorrer a este estratagema!
Este é, de novo, o Parténon, assim imaginado pelo Gelson Pimenta, do 7.º E, que nem sequer se esqueceu dos acrotérios! Os acrotérios são aquelas esculturas colocadas nos ângulos do frontão. Muito bem, Gelson!
Este trabalho é de alguém do 7.ºF (tenho quase a certeza!) que se esqueceu de assinar. Seja lá quem for o responsável, faça o favor de se identificar para que tenha o devido aplauso (é mais fácil fazê-lo no História7 do sapo). Merece aplauso porque:
foi o único que representou um templo de ordem jónica que, como vemos, é muito mais elaborada do que a dórica;
aqui não se vê bem, mas as caneluras do fuste estão lindíssimas e perfeitas, tal como a base da coluna, de que se não esqueceu, nem das bandas sobrepostas da arquitrave, etc.
Parabéns a todos e ... BOAS FÉRIAS!
*****
Nota: não pude incluir trabalhos do 7.º D porque estão a ser feitos em colaboração com a disciplina de EV.
15 comentários:
Os meu parabéns a alunos tão interessados e aos mestres que desejam motivá-los.
Pudesse eu dizer o mesmo dos da minha escola...e ficaria feliz!
um abraço.
Jorge G - Professor
Estimada MPS:
Nos meses de Inverno habito a minha casa de Sintra e somente na Primavera e no Verão me desloco e estaciono em Coura. Já não vivo com “stress” e a louca correria de antigamente.
Mas na última quinzena tive que assentar arraiais na “minha santa terrinha” para preparar uma exposição de fotografias antigas, uma jornada de folclore e fazer ali uma palestra, factos que tomaram todo o meu tempo com diversas tarefas para organizar e preparar tudo. Eis o motivo da minha ausência.
Foi, por isso, com grande prazer que hoje vim visitar a sua página, e constatei com surpresa estes trabalhos, que ouso reputar de excelentes, como aliás realça. Estão, professora e alunos de parabéns.
Para mais, já cá não vinha desde o artigo sobre Columbano, o que é imperdoável. Até breve.
Cara MPS
Este "post" é bem o espelho do que deve ser o gosto pelo trabalho/ensino.
Revela bem a estima que sente pelos seus alunos e pelo trabalho por eles e com eles realizado. Com este excelente exemplo de pedagogia estou convencido que o contrário também se verifica.
Gostei mesmo.
Um abraço e boas férias
Jorge:
obrigada, por mim e pelos meus garotos que vão dar dois pulos por tantos elogios exteriores à escola!
Um abraço
Jofre:
calculava já que a sua ausência se deveria a grande azáfama: Aqilino; tradições e outros assuntos que desconhecerei. Tudo tratado, tenho a certeza, com elevado nível, igual saber e empenho. A minha pena é não poder assistir.
Obrigada pelo elogio aos trabalhos dos meus meninos!
Um abraço
Chanesco:
"gosto de ensinar e estima pelos alunos". Bem-haja por ter entendido e por tê-lo dito.
Um abraço
Passei para lhe desejar uma boa Páscoa. Um abraço.
Bom dia Drª Fátima Stocker
Acabámos de ver os trabalhos que publicou sobre os templos. Estão lindissimos! Foi bom ler o seu comentário em relação á familia porque vemos assim o nosso esforço recompensado. Procuramos estar sempre ao lado do David Borges e não nos poupamos a esforços para que ele se empenhe e realize as tarefas propostas o melhor que consiga.
A montagem da foto está magnífica!
Cumprimentos e continuação de um bom trabalho.
Os Pais do David Borges: Regina Figueiredo e José Borges.
Os meus pais ficaram todos babados com o comentário:).
Nota: até quarta stora.
Obrigada, Jofre, embora agradeça já um pouco tarde...
David e seus pais:
que bom vê-los aqui! Melhor, ainda, porque mais uma vez a família esteve unida.
Obrigada pelas vossas palavras.
Até quarta-feira, David, logo de manhãzinha!
Olá professora!
Passei por cá para ver quem é que tinham sido os vencedores do templo ... Parabéns aos Vencedores...
Até Segunda - Feira!
Bom Fim de Semana!
Então parabéns a ti - bem merecidos!
Até segunda.
Os trabalhos estão espectaculares
gostei da escolha que teve para o melhor partenon.
ele mereceu!!!!|
apesar de tudo muito obrigado pelo destaque especial!!!!!!!!
:-) muito obrigado :-) André 7ºB
Ainda bem que concordas, André. Quanto ao destaque dado ao teu trabalho, ele é bem merecido!
Vejo que continua assoberbada com trabalho e múltiplas tarefas, pois o blogue está estacionário. Do mesmo mal me queixo, pois eu que actualizava diariamente os meus blogues, passei à periodicidade trissemanal, e brevemente para bissemanal, por ter outros compromissos. Sempre que tiver um tempinho, a promessa de visitar a sua página, pela sua valia e interesse. Até breve e boa semana.
Enviar um comentário