25/03/2007

Trabalhos e trabalheiras

Digam lá que, visto desta perspectiva, não parece mesmo o Parténon?


Mas não! É o trabalho do David Borges do 7.ºB. Dele e da família, tal como alguns dos outros aqui publicados. Refiro a família porque me parece muito bonito que ela se reuna em torno de um projecto escolar dos filhos. Eles sentem-se acarinhados e a sua vida escolar ganha com isso, bem como toda a Escola e a comunidade.

Em baixo estão mais duas imagens do mesmo trabalho. Repare-se na atenção com que foram trabalhadas as colunas (fuste e capitel correctíssimos da ordem dórica); a arquitrave, o friso (muito bem dividido em tríglifos e métopas); o frontão (onde não faltam os relevos e o fundo de cor garrida) e o telhado de duas águas.

Este trabalho é, sem dúvida, o vencedor a bsoluto!




Também em 3D, merece destaque especial o trabalho do André Ribeiro do 7.ºB!

Dos trabalhos em papel, realço este, da Yara Castro do 7.º C. A Yara, tal como o André, compreendeu muito bem a importância que a cor tinha na arquitectura da Grécia Antiga. Também ela se encantou pelo Parténon e desenhou-o numa perspectiva que lhe destaca a imponência, apesar de não ser um templo de grandes dimensões!


A Rita Geraldes, do 7.ºB, merece o prémio da representação mais original: massinhas e arroz combinaram-se, nas suas mãos, para esta representação originalíssima do Parténon! Que bonito!


Os dois trabalhos que se seguem motivaram a inclusão deste artigo neste espaço: não sei se é por serem feitos a lápis, mas a verdade é que não consegui amazená-los nas fotos do Sapo. Como não quis deixar de os mostrar publicamente, tive que recorrer a este estratagema!




Este é, de novo, o Parténon, assim imaginado pelo Gelson Pimenta, do 7.º E, que nem sequer se esqueceu dos acrotérios! Os acrotérios são aquelas esculturas colocadas nos ângulos do frontão. Muito bem, Gelson!


Este trabalho é de alguém do 7.ºF (tenho quase a certeza!) que se esqueceu de assinar. Seja lá quem for o responsável, faça o favor de se identificar para que tenha o devido aplauso (é mais fácil fazê-lo no História7 do sapo). Merece aplauso porque:

foi o único que representou um templo de ordem jónica que, como vemos, é muito mais elaborada do que a dórica;

aqui não se vê bem, mas as caneluras do fuste estão lindíssimas e perfeitas, tal como a base da coluna, de que se não esqueceu, nem das bandas sobrepostas da arquitrave, etc.

Parabéns a todos e ... BOAS FÉRIAS!

*****

Nota: não pude incluir trabalhos do 7.º D porque estão a ser feitos em colaboração com a disciplina de EV.

15 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Os meu parabéns a alunos tão interessados e aos mestres que desejam motivá-los.
Pudesse eu dizer o mesmo dos da minha escola...e ficaria feliz!

um abraço.
Jorge G - Professor

Anónimo disse...

Estimada MPS:

Nos meses de Inverno habito a minha casa de Sintra e somente na Primavera e no Verão me desloco e estaciono em Coura. Já não vivo com “stress” e a louca correria de antigamente.

Mas na última quinzena tive que assentar arraiais na “minha santa terrinha” para preparar uma exposição de fotografias antigas, uma jornada de folclore e fazer ali uma palestra, factos que tomaram todo o meu tempo com diversas tarefas para organizar e preparar tudo. Eis o motivo da minha ausência.

Foi, por isso, com grande prazer que hoje vim visitar a sua página, e constatei com surpresa estes trabalhos, que ouso reputar de excelentes, como aliás realça. Estão, professora e alunos de parabéns.

Para mais, já cá não vinha desde o artigo sobre Columbano, o que é imperdoável. Até breve.

Anónimo disse...

Cara MPS

Este "post" é bem o espelho do que deve ser o gosto pelo trabalho/ensino.
Revela bem a estima que sente pelos seus alunos e pelo trabalho por eles e com eles realizado. Com este excelente exemplo de pedagogia estou convencido que o contrário também se verifica.
Gostei mesmo.
Um abraço e boas férias

MPS disse...

Jorge:

obrigada, por mim e pelos meus garotos que vão dar dois pulos por tantos elogios exteriores à escola!

Um abraço

MPS disse...

Jofre:

calculava já que a sua ausência se deveria a grande azáfama: Aqilino; tradições e outros assuntos que desconhecerei. Tudo tratado, tenho a certeza, com elevado nível, igual saber e empenho. A minha pena é não poder assistir.

Obrigada pelo elogio aos trabalhos dos meus meninos!

Um abraço

MPS disse...

Chanesco:

"gosto de ensinar e estima pelos alunos". Bem-haja por ter entendido e por tê-lo dito.

Um abraço

Anónimo disse...

Passei para lhe desejar uma boa Páscoa. Um abraço.

Anónimo disse...

Bom dia Drª Fátima Stocker
Acabámos de ver os trabalhos que publicou sobre os templos. Estão lindissimos! Foi bom ler o seu comentário em relação á familia porque vemos assim o nosso esforço recompensado. Procuramos estar sempre ao lado do David Borges e não nos poupamos a esforços para que ele se empenhe e realize as tarefas propostas o melhor que consiga.
A montagem da foto está magnífica!
Cumprimentos e continuação de um bom trabalho.
Os Pais do David Borges: Regina Figueiredo e José Borges.
Os meus pais ficaram todos babados com o comentário:).
Nota: até quarta stora.

Anónimo disse...

Obrigada, Jofre, embora agradeça já um pouco tarde...

Anónimo disse...

David e seus pais:

que bom vê-los aqui! Melhor, ainda, porque mais uma vez a família esteve unida.

Obrigada pelas vossas palavras.

Até quarta-feira, David, logo de manhãzinha!

Anónimo disse...

Olá professora!
Passei por cá para ver quem é que tinham sido os vencedores do templo ... Parabéns aos Vencedores...

Até Segunda - Feira!
Bom Fim de Semana!

Anónimo disse...

Então parabéns a ti - bem merecidos!

Até segunda.

Anónimo disse...

Os trabalhos estão espectaculares
gostei da escolha que teve para o melhor partenon.
ele mereceu!!!!|
apesar de tudo muito obrigado pelo destaque especial!!!!!!!!



:-) muito obrigado :-) André 7ºB

Anónimo disse...

Ainda bem que concordas, André. Quanto ao destaque dado ao teu trabalho, ele é bem merecido!

Anónimo disse...

Vejo que continua assoberbada com trabalho e múltiplas tarefas, pois o blogue está estacionário. Do mesmo mal me queixo, pois eu que actualizava diariamente os meus blogues, passei à periodicidade trissemanal, e brevemente para bissemanal, por ter outros compromissos. Sempre que tiver um tempinho, a promessa de visitar a sua página, pela sua valia e interesse. Até breve e boa semana.