24/08/2006

Amigos

Sendo lugar comum, não deixa de ser verdade: para onde quer que vamos, transportamos os amigos no pensamento. E os amigos levam-nos a nós no pensamento deles e, às vezes, recolhem para nós coisas às quais, sabem, damos importância. Foi assim que me chegou, entre outras, esta imagem da túnica de S. Francisco de Assis.

De S. Francisco todos conhecemos a opção pelo despojamento total dos bens terrenos atestada, aqui, pela sua túnica remendada e disforme. Importa realçar que, no seu tempo, o traje, além de indiciar pertença social, era usado como símbolo de estados de espírito, de dedicação a uma pessoa ou a uma causa, etc. É extraordinária a simbologia que tem a indumentária durante a Idade Média. Desde o século XI que a moda tem vindo a revestir-se de exageros, ora alongando e afilando de tal modo o bico dos sapatos que tem que ser preso ao tornozelo, ora exagerando as mangas, ora variando o corte e adicionando chapéus de todas maneiras e feitios. Esta moda era criticada pelos conservadores, mas foi ela que venceu e se instalou até ao século XV. A Europa enchia-se de peraltas enjanotados nas suas vestes coloridas de tecidos ricos e raros que os mercadores traziam pela longuíssima rota da seda. Ao abdicar de tudo isto, ao tornar-se no oposto de tudo isto, S. Francisco e os frades menores intoduziram um profundo contraste nas cidades por onde circulavam, lembrando, nas suas pessoas, a pureza do Evangelho.

Nos magníficos séculos XII-XIII (tempo de S. Francisco) ,as cidades cresciam em dimensão e beleza, rivalizando umas com as outras pela altura dos pináculos das catedrais que eram capazes de edificar. O mundo urbano começava a ganhar a importância que hoje tem para nós. S. Francisco (e também S. Domingos), atento a esse fenómeno, inicia o processo de desruralização das ordens religiosas, chamando os frades à cidade que é, agora, o espaço onde se concentra o povo de Deus. Fiel aos seus princípios, rejeita a construção de uma sede, pois o céu é o melhor dos tectos, porque ofertado pelo Senhor.

Em tempo de cruzadas, o Povorello defendeu que a verdadeira cruzada é a da palavra e, à guerra, preferiu a missionação, tornando-se no precursor do ecumenismo. Alguém o escute, de novo, hoje! S. Francisco escreveu pouco. Sempre, no entanto, com beleza e sensibilidade raras. O nosso tempo, no que à guerra e à injustiça diz respeito, superlativizou o tempo de S. Francisco. As suas palavras fazem, hoje, ainda mais sentido!

Oração:

Senhor
Fazei de mim um instrumento da Vossa Paz:
Onde houver ódio, que eu leve o Amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o Perdão;
onde houver discórdia, que eu leve a União;
Onde houver dúvida, que eu leve a Fé;
Onde houver erro, que eu leve a Verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a Esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a Alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a Luz.
Senhor
Fazei que eu procure mais:
consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado.
Pois é
dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se ressuscita para a Vida Eterna

12 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

2º parágrafo: "introduziu".Para corrigir.

É assim, há amigos que oferecem túnicas e há outros que, mais modestos, oferecem o que podem!

S.Francisco, se oferecesse um presente a algum dos seus companheiros nada menores, tanto assim que repousam a seu lado,
provavelmente faria uso da modéstia que o caracterizou.

MPS disse...

Obrigada pela correcção, demonstrativa da atenção com que me leste.

Frades menores ou irmãos ou pregadores menores foi a designação que S. Francisco adoptou para os membros da sua ordem - ele incluído, portanto - que, só após a sua morte (salvo erro)passaram a ser conhecidos por franciscanos. Aliás, a escolha do nome é bem ilustrativa da modéstia do santo.

O meu amigo não poderia, porque é respeitador do património, oferecer-me a túnica de S. Francisco. Mas ofereceu-me um prospecto onde ela vinha representada, a par de alguns dos frescos de Giotto. Creio que sabes bem do que estou a falar.

Um abraço

Jorge P. Guedes disse...

Comentário para o sol da Fátima.

Expediente que aprendi com ele.
De facto, porque não comentar os comentários?
Interactividade, acho que se chama assim.
Sobre Sintra terás razão, mas "um perfil erecto" acho que nunca terá. Sintra é muito menina! E é assim que deve ser.
Agora o Miguel, o Fernando...
Um, estará ainda pelas praias pois deixou aviso de que estaria fora praticamente por todo o Agosto.
O Fernando...esse é a minha preocupação, agora que tenho o filho criado!
Pronto, já vamos em nove!

MPS disse...

Neste lugar seriam três, quatro agora! Pois é, viva a interactividade!

Sintra... quando olho para ela vejo-a de perfil (é o meu meridiano), cheiinha de saliências rochosas e de arestas como pináculos. É por isso que digo que o seu perfil é erecto, porque se ergue para atingir os astros (e como o nascer de Vénus é portentoso sobre o seu ombro)!

Então se o Miguel está a banhos deixei de me preocupar.

MeMyself&I disse...

O Miguel está bem e recomenda-se ehehehehehe.. Entre as futilidades do imediato que sempre atraem quem nos leva o coração, houve também tempo para Ver e não apenas para Olhar.

E Vénus? Nasce sobre o ombro de Sintra? Oh, querida MPS! Toda a gente sabe que Vénus nasceu numa concha de ostra numa praia qualquer chamada Botticelli :)



(Piadinha - acho por bem explicar pois ultimamente tenho sentido que o meu humor anda meio incompreendido).


Jorge - já sei que ficaste no mesmo manicómio. Deixa lá, eu dou lá uns pulos a levar-te cigarros.

Grande abraço a ambos.

MPS disse...

Obrigada pelo abraço e pelas piadas, Miguel! Fizeste bem em explicar porque a minha compreensão anda um pouco lenta. Já agora... Botticelli não é uma praia ali para os lados do Algarve?

Eu fiquei com inveja do Jorge: então a mim não me vais levar cigarros?

Sê bem-vindo, Miguel!

MeMyself&I disse...

Não conheço o "teu manicómio" deste ano! Mas se for igualmente "maníaco", faz favor de contares comigo para te levar uns cigarrinhos também.

Querida M., nestes dias TODAS as praias são para os lados do Algarve. Até o país é governado lá dos lados do Algarve...

MPS disse...

Olha que eu cobro a promessa, olá se cobro!

Afinal a minha geografia não anda assim tão mal!

MeMyself&I disse...

As promessas são para ser cobradas! E, mais do que cumpri-las, gosto que me as cobrem!

MPS disse...

Se for prisão ou degredo também conta? Mas se levares umas bolotas de azinheira acabadinhas de assar também te fico agradecida!

Estive para aqui a pensar com os meus botões que a praia, em vez de Botticelli deve ser "bota-a-sela": afinal não andamos (quase) todos a ser albardados?

É desta que me internam! Nesse caso é que não me esqueço de cobrar a tua promessa!

MeMyself&I disse...

Ahahahahahahahahahahahahahah...

Assim acabarei por ir ver-te ao Pisão, decerto :-) Pelo menos ficavas rodeada pela bela paisagem dos vales que rodeiam a serra de Sintra.

Abraço

MPS disse...

:-)

Abrenúncio! Mas há cenários piores!

Fico, então, à espera da visita. Com as bolotas, não te esqueças!