22/05/2008

Chamam honra a isto. Malditos sejam!



Vídeo retirado daqui

17 comentários:

Lápeç de Piedra disse...

Boa tarde

Os novos bárbaros ou os "ismos" das religiões?!?!
O povo que mata os seus não merece existir como nação.

MPS disse...

lápeç de piedra

Muito boa tarde, e que bom receber aqui a visita de um mirandês! E se quiser servir-se do mirandês não se acanhe, que por estas bandas será bem compreendido.

Indo ao nosso assunto, sempre lhe digo que apreciei a veemência com que expos as suas convições, embora não concorde muito com elas.

As religiões têm sido usadas como capa por muito ruim costado. Se fosse um problema de religião, forçoso seria que todos os crentes praticassem os mesmos actos.

Quase me apeteceu concordar com o segundo ponto do seu comentário, mas depois... que povo existiria ainda?

Já de seguida irei visitá-lo em sua casa.

Grata pela sua visita

Meg disse...

Cara MPS,
Passei a saber de novas e embora com receio, não resisti a ver o vídeo.
E, como sempre, fico muda, não me ocorre uma palavra, fico vazia, até o espírito se vai na brutalidade das imagens...
Em que século estamos?

Saio devagarinho pensando naquela
"pessoa" ... naquilo...

Com um abraço e desejos de um bom fim de semana.

Lápeç de Piedra disse...

Agora que l brumeilho de l lhunar se escapou ya puodo falar.

O que eu quiz dizer é que quem assim trata os seus não passa de um bando que nem a tribo poderá aspirar.
Guerrear contra os indefesos é mostrar a cobardia na sua máxima potência.

Anónimo disse...

Amiga MPS
Como sabe eu não discuto, religiões, quantomuito poderei discutir actos dos seres humanos, como homem este deixa-me sem palavras e envergonhado.

MPS disse...

Cara Meg

Ficamos sem palavras! Mas isto existe no mundo em que vivemos, no dia e nas horas que todos partilhamos. É maldade e sem sentido.

Um abraço

MPS disse...

Caro Lápeç de Piedra

Estva a lua assim tão bonita? Por aqui nem vê-la, que o céu está com carranca (escrevo de Lisboa).

Obrigada pela explicação. Estou inteiramente de acordo. Aquilo é cobardia. E asco!

Um beiso

MPS disse...

Caro Manangão

Como já disse em comentário anterior, a religião tem costas largas e, a muitos, dálhes um escudo de impunidade. Tais criaturas não podem, embora o façam, justificar-se com a religião. Eles é que deviam ter a vergonha que o meu amigo diz sentir. Por mim, confesso, sinto náusesas.

Um abraço

MPS disse...

Credo, isto é o sono a falar por mim!

"Estava" e não Estva

"dá-lhes" e não aquele disparate!

Lápeç de Piedra disse...

MPS:

Cun todo l gusto you fago la traduçón:
Mirandés - Lhunar
Português - Sinal; Pinta preta no rosto.

beisos

MPS disse...

Caro Lápeç de Piedra

A isto é que se chama tombar por KO logo no primeiro assalto!

Afinal, o meu amigo falava-me de alhos e eu resondi com bugalhos! Mas explico:

verdade, verdadinha, que desde o início associei lhunar a luar mas, não confiando muito em mim, consultei esta página (http://www.mirandadodouro.com/dicionario/traducao-mirandes-portugues/Lhunar/) que... confirmou o que eu pensava.

Devo, nesse caso, deduzir que a página que consultei me enganou. Malvada! Da próxima vez pergunto e pronto (nós em Bragança diríamos assim: "prà outra beze prècuro e pronto")!

Obrigada e beisos

Isamar disse...

Cara mps

Estamos perante um caso de viol�ncia b�rbara, cega, que costuma atingir os estratos mais vulner�veis da sociedade: crian�as, mulheres e pessoas idosas. � necess�ria uma actua�o eficaz e urgente, dentro do respeito dos direitos, liberdades e garantias fundamentais, a fim de assegurar a conviv�ncia pac�fica das popula�es
A viol�ncia existiu desde sempre, mas no s�culo XXI � inqualific�vel assistir-se a actos t�o hediondos quanto o deste video. Este tipo de brutalidade causa danos f�sicos, ps�quicos, sociais, irrepar�veis e a viol�ncia n�o pode ser visto � luz da religi�o nem h� uma forma �nica para ser explicada. A nossa cultura, quer queiramos quer n�o, continua a ser belicista e a domina�o do homem pelo homem parece ser uma inevitabilidade. N�o aceitemos isto. N�o pactuemos com ideias erradas. Evidentemente que o impacto da viol�ncia que este video nos mostra horroriza, indigna, revolta e a gravidade � tanto maior quando parece haver a coniv�ncia dos que observam.
N�o sei onde isto se passa mas a Uni�o Europeia n�o pode nem deve desinteressar-se de toda e qualquer situa�o que viole os direitos humanos de forma t�o sanguin�ria quanto esta que observ�mos e todos os esfor�os desenvolvidos nesse sentido nunca ser�o demais.
Um abra�o

MPS disse...

Cara Isabel

Não podia estar mais de acordo consigo e tenho que lhe agradecer por ter abordado o assunto na perspectiva que me parece ser a correcta.

Foi de propósito que não identifiquei personagens nem lugares (embora, indicando o link, desse a possibilidade, a quem isso interessasse, de se informar). A mim nunca se me suscitou a questão religiosa, antes, a questão feminina! Ali está uma vítima que o é por ser mulher. Qualquer que tenha sido o "crime" praticado, só a mulher é condenada desta forma hedionda. Porque é mulher. E isso revolta-me as entranhas!

Um abraço e muito obrigada.

Chanesco disse...

CAra MPS

Esta bárbara atrocidade só pode ser praticada por mentes ignorantes e manipuladas: não distinguem o ser humano da pedra que contra ele arremessam.

Um abraço

MPS disse...

Chanesco

Tem razão, caro Chanesco.E as pedras são eles!

Um abraço

Anónimo disse...

A espécie humana é a maior corja ao cimo deste planeta, principalmente caldeada com a ignorância, ao colo do fanatismo religioso. Uma mistura explosiva, cujo resultado é assustador, pelas consequências trágicas. Onde a bondade e o humanismo construiu uma capela, a maldade humana ergue um templo!

MPS disse...

Meu caro Jofre

Caramba! Há dias em que também sinto assim. Confesso que me assusto nessas alturas!

Um abraço e bem-haja.