19/04/2008

Máximas tiradas de Lot

Lot's Wife, de E. Thor Carlson

Quando saíres de um lugar abominável não tenhas pena dos justos que lá deixaste, porque todos os justos saíram contigo.

Nunca olhes para trás nem te apiedes: a maldade dos que ficaram sorverá o teu olhar, secar-te-á o ser e transformar-te-á em estátua de sal.

7 comentários:

Meg disse...

Caríssima MPS não imagina o quanto a sua presença e as suas palavras no meu recalcitrantemor, me comoveram e me estimularam. Não o posso dizer aqui, mas um dia o saberá, prometo...
Digo-lhe só que fui eu a anónima que a avisou de que a PV não estava doente.
Não é bem visto, fui mesmo acusada por alguém com nome e apelido que eu tenha atraído a MPS para o meu grupo (SIC)

Não faço ideia do que isso quererá dizer, pois julgo que é hoje a primeira vez que a Meg comenta aqui, embora passe por aqui muitas vezes para ler, e de grupos também nada sei

O meu agradecimento pela honra que me deu com a sua visita... pois também ela contribuiu para que tivesse recomeçado a trabalhar com a mesma alegria

MPS disse...

Meg

Ainda bem que se não deixou magoar ao ponto de sucumbir. Há coisas pelas quais não vale a pena sofrer. Fico contente que as minhas palavras tenham contribuído para o seu novo fôlego.

Já calculava que tivesse sido a Meg a alma caridosa que fez o favor de me informar que nada de grave se passava com PV. Confirmou-o agora, por isso, renovo o que lhe respondi enquanto anónima: bem-haja!

Tal como a Meg fazia na Urzeira,também eu, às vezes, ia à Recalcitrante, embora não entrasse nas caixas de comentários. Foi numa dessas visitas ocasionais que encontrei o link para o seu novo espaço onde me inteirei do que se passava consigo.

Quanto a grupos, de nada sei e, francamente, parece-me ciúme tonto de adolescente.

Um abraço

Anónimo disse...

Amiga MPS
Ao ler esta "Máxima", lembrei-me do que eu costumo dizer quando algo não me corre bem; e que é assim, "há dias de manhã,que a gente á tarde,não pode saír de casa, á noite"
Abraço
José Manangão

MPS disse...

Caro José Managão

Há dias assim. Oh! se há!

A máxima que costuma citar foi-me ensinada pela minha professora de francês, mas que punha as alunas bem dispostas pela maneira engraçada como dizia essas coisas! Também o José Manangão me fez sorrir e isso fez-me bem. Obrigada.

Um abraço

Meg disse...

Cara MPS
Até lhe digo isto bem baixinho... deus esteve e está do meu lado, pois também há pessoas capazes de fazerem milagres. Tenho os meus textos, ainda não sei como, n em como vou publicá-los mas o mais importante é que esta parte de mim não morreu.
Bem haja pelo apoio, porque já começou a saltar o verniz. Vou ter de estar muito ocupada, minha amiga.
Um grande abraço e um óptimo fim de semana

Porca da Vila disse...

Da primeira, tenho dúvidas, pois nem todos, sendo justos, teremos a mesma sorte... Da segunda, certezas! À maldade, há que virar costas sem vacilar!

Xi Grande

MPS disse...

Caríssima PV

Hesitei muito sobre a primeira que, aliás, esteve para ser assim: "Quando saíres de um lugar que abominas, não tenhas pena dos quatro justos que lá deixaste, porque não são mais que dois."

Mas aquilo, assim, não se conformava com os meus critérios morais, já que nem todos os justos podem, ou são capazes, de sair dos lugares abomináveis. São, portanto, pessoas a viverem em lugares execráveis mas que não vivem em execração. Dito de outro modo: fisicamnte vivem num lugar mas o seu espírito não pertence ali; partiu para o lugar onde vivem os justos. Foi essa partida em espírito que me permitiu dizer que nenhum ficava para trás, salvando-os dessa forma.

Bem sei que isto não responde, exactamente, à sua objecção, mas, embora sirva de fraco consolo, tenho para mim que os justos, embora tratados com injustiça, são muito mais fortes do que aqueles que empunham o chicote. Mas é fácil falar em teoria, bem sei.

Um abraço