06/12/2007

Ainda os franceses

Contrariamente ao escol da sociedade que contextualiza, explica, justifica e, por isso, relativiza, a memória do povo é longa porque conserva a memória do vivido. É por isso que a avó do Jofre, há quarenta anos, ainda designava alguns tratantes com o apelativo «Jinó»: Junot!
Foi a memória portentosa do Jofre Alves que me ofereceu as preciosidades que se seguem, dizendo:

Antigamente o povo cantava estas cantilenas:

Quem oprime os Portugueses
Quem os rouba sem ter dó?
É esta Tropa Francesa
De quem é chefe Jinó.

Ou esta:...

É jurar
De matarmos o Jinó
E antes que ele se vá
Havemos fazê-lo em pó.

E havia, também, rezas anti-napoleónicas:

Conheces o Jinó?
Eu nunca cheguei a ver.
Pois é bom de conhecer(fazia aqui o “Pelo sinal”).
Da França é general,
É um impostor, usuário
E, também adversário
Da Santa Cruz.
Santo nome de Jesus!
Não há quem dele dê cabo?
De semelhante diabo
Livre-nos Deus!

Tenho a certeza que a reza só se encerrava com um Padre Nosso e três Avé-Marias!

Obrigada, Jofre!

4 comentários:

Anónimo disse...

Passo e saio de mansinho, por não merecer tamanha honra num blogue de supina categoria. Bem-haja e boa semana.
Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/

MPS disse...

Bem-haja o Jofre que me ofereceu esta matéria-prima e, ainda por cima, elogia-me!

Um abraço

Porca da Vila disse...

Ambos de parabéns! Quando era pequena e ia passar uns dias com os meus avós na aldeia, lembro-me de ouvir por lá umas 'rezas' parecidas que falavam dos Franceses. Não recordo já os versos, mas o tal 'Jinó' aparecia lá pelo meio

Um Xi Grande

MPS disse...

Cara PV

Já não há maneira de recuperar tais rezas?

Creio que, durante muito tempo, andámos como Junot como com o credo: sempre na boca!

Mas isto não fica sem mais esta: na minha aldeia "Maneta" é, ainda hoje, nomeada que se põe mesmo a quem tem dois braços!!!

Estes franceses!

Um abraço e obrigada